Skipper 30′ Hobart 2021-03-20T00:34:04-03:00

Project Description

Skipper 30′ Hobart

O Hobart é um Skipper 30 de Porto Alegre usado na maior parte do tempo para regatas. Seu proprietário, Airton Schneider, sempre aposta em modificações na busca de melhorar a performance, sem dispensar o conforto para facilitar a velejada, quando em cruzeiro.

Nesta oportunidade, ele procurou a Manotaço para a instalação de um enrolador de vela de proa. Porém, um modelo convencional iria afetar o desempenho, levando em conta que com um enrolador de vela, as velas precisam ser menores já que o carretel inferior e o destorcedor superior consomem espaço da testa da vela (sem o enrolador, a vela pode ser mais ampla, oferecendo maior desempenho).

Pensando justamente no desempenho nas velejadas de Cruzeiro, o proprietário optou por um enrolador de vela de proa underdeck, com controle sobre o deck. Foram empregadas velas e sistemas todos de primeira, sempre respeitando a performance. Pudemos também manter o estai de proa original, para que as velas de performance sigam sendo usadas quando o proprietário desejar.

A instalação exigiu dedicação e uma atenção a mais da equipe Manotaço, mas o resultado foi gratificante! Paralelo ao enrolador, também instalamos trilhos de genoa roletados com controle, o que não poderia faltar para ampliar o bom desempenho, sobretudo nas regatas.

Vale mencionar que o desenvolvimento deste sistema começou pelo básico, fazendo a retirada do mastro para uma inspeção geral e só a partir disso fizemos as alterações necessárias na mastreação (instalação de mais uma adriça com redução 2:1). Após a revisão e instalação das esperas, o mastro passou por uma pintura e revitalização e só aí passamos para o desenvolvimento do enrolador underdeck.

Que o Hobart já está aproveitando os bons ventos, disso não temos dúvida! Obrigado pela confiança, comandante! Boas navegadas ao Hobart!