Jarcat 5 Florida 2020-08-10T13:55:11-03:00

Project Description

Jarcat 5 Florida

Mais um projeto que ganha as águas nesse 2020 é o Florida, o Jarcat 5 do Paulo Mordente, amigo de longa data da Manotaço.

Paulo Mordente foi proprietário do Estaleiro Mordente, um pioneiro na fabricação de barcos em série no RS . Na década de 80, Paulo resolveu construir seu o próprio barco. A qualidade com que executou o trabalho ganhou a confiança do meio náutico e assim ele passou a fabricar barcos para terceiros em madeira moldada no sistema Ply Glass (compensado + fibra de vidro). Vários projetos passaram pela casa, até a aquisição da forma para o Mordente 27′, modelo desenhado por Roberto Barros, grande destaque do Estaleiro Mordente. Com toda a expertise de Paulo Mordente, a construção do catamarã Jarcat 5 é um projeto que merece atenção.

A escolha do modelo Jarcat 5 se deu em razão do pequeno catamarã ter pouco calado, além da bolina retrátil, o que dá acesso a lugares impossíveis de explorar com barcos maiores. “A ideia é que o barco pudesse ser rebocável e o pouco calado ampliaria a área de navegação, visto que a maioria da nossa área é rasa”.

Paulo também destaca a escolha de um projeto em madeira. “Em um barco de madeira não é preciso investir em uma forma, não há perdas e o barco vai sendo feito conforme as possibilidades do construtor”. Com a decisão do modelo tomada, entrou a parceria do amigo navegador Marino Tedesco, de Itapuã, que o auxiliou em todas as etapas da construção do Florida, começando pelo corte das primeiras chapas de madeira em 2018.

Para a mastreação, Paulo comprou o mastro de Microtonner 19, recuperou e adaptou para o Jarcat 5. O trabalho foi feito pela Manotaço. “A escolha se deu pela competência e conhecimento da Manotaço, que tem uma experiência de 40 anos, além de serem grandes amigos meus”, contou.

A escolha do nome do barco é uma homenagem à praia da Florida, em Guaíba (RS), onde Paulo cresceu veraneando com os pais, aprendeu a velejar, constituiu o Estaleiro Mordente e também foi onde ganhou vida seu Jarcat 5, uma justa homenagem!

Felizes em estarmos presentes nesse belo projeto! Bons ventos ao Florida!