Fast 310 Resgate 2021-05-29T16:09:07-03:00

Project Description

Fast 310 Resgate

Fast 310 Resgate no Guaíba

É uma grande história a deste Fast 310. Esse barco de 30 pés, projeto de Philippe Briand, foi construído em 1985. Teve como primeiro proprietário, Juarez Evangelista, tinha o apelido de Resgatinho. Fazia parte de uma flotilha de cerca de 15 barcos, que marcaram época com suas disputas no Guaíba. Ele possui uma quilha de chumbo elíptica e mastro fracionado com dois pares de cruzetas com sistema diamante na parte superior.

Anos depois, foi vendido para Ricardo Bellicanta e levado para Canto Grande, em SC, onde ficava em uma poita em frente a sua casa. Até que há três anos o Resgate retornou ao RS trazido pelo Carlos, sobrinho de Bellicanta, a Pelotas para reformar no Estaleiro de Ari Vilas Boas.

Carlos Eduardo Gomez Martín é de São Paulo, há 30 anos vive em Pelotas há 30 anos e o com barco está resgatando a paixão da família pela vela. “Nunca sonhei que este barco cairia na minha mão. É um resgate mesmo. Porque iniciei na vela lá em Canto Grande aos 16 anos em um Laser, que também foi usado pelo meu filho. Meu pai tinha um Marreco 16, depois um O’Day 23. Éramos sócios do Clube de Vela Castelo na represa Guarapiranga. Passou-se uns 15 anos até voltamos a velajar no Resgate e agora estamos reformando ele. É muito bom poder voltar a viver estes ares, ainda mais poder reconstruir um barco destes do zero.

O Resgate foi completamente desmanchado e remontado. A Manotaço foi convocada para a reformar retranca, que estava com vários problemas nas roldanas, assim como o tope do mastro. Também foram reformados os garlindéus de retranca. Instalamos um burro autoportante da Manotaço: fizemos esperas tanto na retranca, quanto no mastro. Desenvolvemos várias adaptações em conjunto com o Carlos. Na Manotaço o proprietário participa ativamente na criação de soluções e com o Carlos não foi diferente.

Aguardamos a reestreia desse ícone que é o Resgate e desejamos grandes velejadas ao Carlos e família!

reforma 2021 fast 310 resgate